Categorias:
Psicologia Educacional – Intervenção Psicoeducativa – Problemáticas Aprendizagem
Sabemos hoje que a aprendizagem é um processo contínuo, evolutivo…um caminho.
Sabemos também que por vezes ao longo desse percurso surgem percalços, obstáculos, barreiras…que poderão travar-nos ou então, ajudar-nos a evoluir.
Numa era em que as crianças e adolescentes passam a maior parte do seu dia-a-dia no contexto escolar, crescendo, aprendendo, socializando, mas também por vezes angustiando, errando, se autodesacreditando, desistindo de aprender porque “é dificil”, a psicologia educacional surge como uma forte e preciosa aliada quer na avaliação, quer na intervenção psicoeducativa nas mais diversas problemáticas, olhando as dificuldades numa perspetiva funcional e não destrutiva.
Atuando em casos de:
- Recuperação de situações de insucesso escolar pontuais ou prolongadas;
- Promoção de métodos e estratégias de estudo regulares e eficazes;
- Casos de dificuldades de aprendizagem: dislexia, disortografia, discalculia, disgrafia, etc,
A psicologia educacional, procura responder a uma necessidade cada vez mais frequente e tantas vezes sentida por alunos, pais, educadores, professores da realização de um acompanhamento especializado e individualizado definido consoante as necessidades e características de cada criança ou adolescente, num momento muito específico e concreto da sua vida.
Esse acompanhamento/intervenção assenta sobretudo na especificidade de cada criança,permitindo-nos olhar aquelas dificuldades concretas como desafios e não como perturbações, numa perspetiva evolutiva, construtiva e contextualizada.